PESO MUSCULAR X PESO DE GORDURA

Quando você estava na escola sua professora lhe perguntava:

"O que pesa mais um quilo de chumbo ou um quilo de algodão?"

Você de imediato já achava sem pensar que o de algodão pesava mais porque olhando parecia ter uma quantidade bem maior do que a de chumbo, ou poderia até mesmo achar o oposto porque você pegando na sua mão o algodão era mais leve que o chumbo.

Estou certo ou errado?






Foi feita uma pergunta ao Ronaldo domingo no Medida Certa:

O que era mais difícil para ele perder, peso ou medidas?

Reposta dele:

"Perder peso porque eu já apresentava uma boa quantidade de massa muscular e logo depois ele disse, músculo pesa mais que gordura".

Será mesmo?

Claro que não pesa minha gente, 1 quilo de gordura = 1 quilo de músculo, o que difere entre ambos é exatamente igual o exemplo que eu citei acima na sua época da escola, o músculo é muito mais compacto que a gordura, ou seja, um quilo de gordura ocupa muito mais espaço do que um quilo de músculo em um corpo, por esse motivo o Ronaldo perdia mais medidas do que peso.

Por isso eu vivo falando aqui que perder peso não necessariamente significa que você emagreceu, emagrecer é perder gordura, perder peso é perder gordura, músculos e água.

Seria mais correto dizer, por ele apresentar mais músculos o metabolismo de queima de gordura dele era mais acelerado, mas quem faz uma dieta bem estruturada mesmo aumentando a massa muscular acaba muitas vezes reduzindo peso mesmo que gradativamente (balanço energético negativo),

Mas porque então as pessoas perdem peso e não ganham músculos professor?

Porque a maioria que faz "dietas" por conta própria não ingerem as quantidades necessárias de nutrientes para essa tal finalidade, vivo isso diariamente com alunos iniciantes e muitos até que já faziam academia (treino e dieta mal estruturados).

Concluindo, podemos avaliar que o peso não é um fator que pode ser usado para definir se uma pessoa está em forma ou não e sim com uma avaliação física.

Podemos usar como exemplo:

Dois homens da mesma estatura e com o mesmo peso podem ser totalmente diferentes esteticamente, já que um pode ter alto índice de gordura corporal e o outro uma boa densidade muscular (um obeso e um fisiculturista).

Então quando você escutar na academia que músculo pesa mais que gordura já sabe, isso não procede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário